• 6 de setembro de 2024 16:42

Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro

O Sintrasefe – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro – foi fundado em 26 de setembro de 1989. Entidade sindical representativa dos servidores públicos federais da administração direta e indireta no Estado do Rio de Janeiro, o Sintrasefe tem em sua base cerca de 250 mil servidores, dos quais 35 mil estão filiados, distribuídos em cerca de 60 órgãos públicos.

Carta aberta do fórum de servidores contra crédito consignado e a favor do programa ‘desenrola’

ByImprensaSintrasef

jun 26, 2023

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) levou recentemente ao governo a preocupação da categoria com alteração na margem do crédito consignado. Na oportunidade, o fórum também cobrou a ampliação do programa que auxilia na negociação de dívidas impagáveis, o “Desenrola”

Além disso, o Fonasefe enviou uma carta aberta solicitando audiências públicas no Congresso Nacional e reuniões com o Ministério da Fazenda para se tratar do assunto.

Leia a carta aberta abaixo:

“O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) é contra a política de incentivos que empurra o servidor público ao endividamento, em contraste com a valorização salarial da categoria. Entretanto, não podemos ignorar a realidade imposta nesses últimos anos de grande perda salarial, sem reajustes, com que fez que muitas pessoas optassem por créditos consignados.

Com a derrubada do veto (VET 61/2022) em abril houve um aumento de 40% para 45% dos vencimentos na margem do crédito consignado. À primeira vista parece interessante, mas nessa nova regra os 45% citados são divididos em 35% para o empréstimo consignado (redução da margem), 5% para amortizar dívidas com cartão de crédito e 5% reservados para amortizar despesas do cartão benefício. Para piorar, o cartão benefício criado possui juros maiores, o que aprofunda o endividamento.

Esses percentuais acima são descontados diretamente no contracheque dos servidores e servidoras, ou seja, quem já tinha toda a margem comprometida terá sua renda desviada para um novo modelo que dificulta o pagamento da dívida adquirida.

Diante do exposto, o Fonasefe considera um agravante contra os servidores e servidoras tal engessamento dos empréstimos consignados, que retira a liberdade de opção e agrava a frágil situação financeira de tantos brasileiros.

O Fonasefe cobra a resolução do caso e apresenta reivindicação ao governo para ampliar o programa “Desenrola”, para que os servidores com dívidas impagáveis possam negociar suas dívidas e sair do sufoco vivido”.

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

 

By ImprensaSintrasef

O Sintrasef – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.