• 6 de setembro de 2024 16:57

Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro

O Sintrasefe – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro – foi fundado em 26 de setembro de 1989. Entidade sindical representativa dos servidores públicos federais da administração direta e indireta no Estado do Rio de Janeiro, o Sintrasefe tem em sua base cerca de 250 mil servidores, dos quais 35 mil estão filiados, distribuídos em cerca de 60 órgãos públicos.

As Associações que representam os servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear/CNEN vêm a público externar sua imensa preocupação com a situação crítica e precária que seus institutos estão enfrentando, em especial pela falta da recomposição de seus quadros de servidores.

Esta situação foi agravada por 10 anos sem concurso – período em que mais da metade de sua força de trabalho atingiu as condições para aposentadoria.

A CNEN é uma autarquia federal vinculada ao MCTI, com atuação em 18 localidades em todo o Brasil, há alguns anos contava com mais de 4000 servidores e hoje são apenas 1.408 servidores. É de responsabilidade da CNEN, dentre outras, estabelecer diretrizes específicas para proteção radiológica e segurança nuclear, licenciar e fiscalizar a produção e uso da energia nuclear, realizar pesquisa e desenvolvimento, de grande relevância para a população brasileira, nas áreas da saúde e meio ambiente.

O último concurso autorizado para a CNEN foi realizado em 2014 e ao longo destes 10 anos a Instituição vem reiteradamente solicitando, ano após ano, autorização do governo federal para a realização de novos concursos, PORÉM SEM ÊXITO ATÉ A PRESENTE DATA.

Sem concurso público a Comissão Nacional de Energia Nuclear fica a cada ano mais fragilizada, o que pode comprometer o cumprimento de suas atribuições, o que na prática, significa uma ameaça para o país. Como exemplo, os casos amplamente noticiados do desaparecimento de duas fontes radioativas de uma mineradora em Minas Gerais em julho/2023, o roubo de um veículo com carga radioativa em São Paulo, julho/2024 – ambos já recuperados. Foi graças a rápida atuação dos servidores da CNEN que garantiu o resgate do material radioativo extraviado e a implementação das medidas necessárias para proteger a população e o meio ambiente.

Outro exemplo, que significa uma perda para toda população brasileira é a possibilidade de diminuição ou até mesmo o encerramento da produção de radiofármacos, pois é a CNEN através de seus institutos localizados em São Paulo, Minas Gerais e Recife, que opera a única rádiofarmácia pública do Brasil para o atendimento ao sistema SUS e a rede privada, essencial à realização de mais de 2 milhões de exames anuais, em todo país.

A realização de concurso público para a CNEN é uma urgência nacional. Como continuar a prover o necessário desenvolvimento e uso seguro de nossa área nuclear sem recursos humanos? Os setores burocráticos da área de planejamento e gestão do Estado Brasileiro precisam entender que recursos humanos para a CNEN não podem ser vistos unicamente como um gasto, mas como investimento necessário para o desenvolvimento e a utilização segura da energia nuclear. A soberania nacional está em risco, pois a escassez de recursos humanos compromete a execução das funções regulatórias, emergenciais e de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas pela CNEN e seus institutos de pesquisa.

 

 

A direção do Sintrasef, se solidariza e tem pleno acordo com a nota das associações dos servidores da CNEN. A falta de concursos públicos para repor a defasagem de servidores públicos no órgão, ameaça o funcionamento da instituição, que tem atribuições extremamente importantes no manuseio com produtos radioativos. Fazemos coro com os trabalhadores e trabalhadoras da CNEN, concurso público já! 
Direção Colegiada do Sintrasef

 

By ImprensaSintrasef

O Sintrasef – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.