• 6 de setembro de 2024 17:31

O Sintrasefe – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro – foi fundado em 26 de setembro de 1989. Entidade sindical representativa dos servidores públicos federais da administração direta e indireta no Estado do Rio de Janeiro, o Sintrasefe tem em sua base cerca de 250 mil servidores, dos quais 35 mil estão filiados, distribuídos em cerca de 60 órgãos públicos.

Desmonte do Banco do Brasil deve seguir rota do setor elétrico e trazer “apagões” para a população. Servidores resistirão às privatizações

ByImprensaSintrasef

jan 14, 2021

O Banco do Brasil anunciou que pretende demitir 5 mil funcionários até o início de fevereiro e desativar 361 unidades, entre as quais 112 agências e 242 postos de atendimento. O desmonte deve afetar o atendimento à população, além do ataque aos direitos dos trabalhadores, que estão sendo removidos dos seus pontos com comissões reduzidas.

No setor elétrico, os recentes apagões registrados em vários estados do Norte e Nordeste brasileiros têm uma coisa em comum: todas as companhias foram privatizadas e muitos serviços terceirizados. Com isso, a segurança e o padrão de atendimento ao consumidor caíram consideravelmente.

As entidades de defesa do serviço público de qualidade e de defesa dos direitos legais de servidores e trabalhadores chamam a atenção para os riscos de entregar ao setor privado as estatais e empresas públicas do país.

Os acontecimentos recentes mostram que a diminuição de custos – típicos da iniciativa privada – para o aumento de lucros sem qualquer critério é fórmula certa para o desastre e o não desenvolvimento do país.

As entidades entendem que somente a participação organizada da sociedade poderá conter o desmonte do Estado posto em prática pela política do governo federal. Em 2021, principalmente após o início da vacinação contra a Covid-19, os servidores públicos, os trabalhadores da iniciativa privada, os movimentos sindicais e sociais precisarão ocupar as ruas e proteger o patrimônio em comum de todos os brasileiros. (Com agências)

By ImprensaSintrasef

O Sintrasef – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro