• 6 de setembro de 2024 16:44

21 de Março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial!

mar 20, 2021
(Foto: Nando Neves)

O Sintrasef participa neste domingo (21/3) junto a UNEGRO-RJ do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Um ato será realizado pela internet. O link para o ato estará disponível a partir das 17h, na página do Facebook da UNEGRO-RJ (www.facebook.com/UNEGRO-RJ).

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

No país, são as negras e negros que mais têm sofrido com as crises econômica, política, social e sanitária. Sendo os sujeitos com maior índice de contaminação e morte por COVID 19. E que mais padecem com o desemprego e a falta do auxílio emergencial.

“A participação na luta pela igualdade racial no Brasil é uma tarefa diária de entidades e cidadãos. E o Sintrasef sempre estará presente”, afirma Edvaldo Esteves, diretor da Secretaria de Relações Externas, Movimentos Sociais, Gênero, Etnias e Raças do sindicato. (Fotos: Nando Neves)