Cuidado! Golpes virtuais contra credores de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV)

Uma onda de golpes virtuais tem afetado credores de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) em todo o país. Denúncias de fraudes por telefone e mensagens no WhatsApp estão se tornando frequentes, com criminosos entrando em contato com beneficiários de precatórios ou RPVs, apresentando-se como advogados ou representantes de escritórios de advocacia.

Os golpistas solicitam o pagamento antecipado de valores para a liberação desses recursos, justificando a necessidade de cobrir honorários ou custas processuais. Esses estelionatários têm atuado em escala nacional, com relatos de vítimas em todos os tribunais regionais federais do país.

Diante desse cenário, é fundamental que aqueles que aguardam o recebimento desses valores estejam atentos para evitar prejuízos. Recomenda-se não fornecer informações pessoais nem realizar qualquer tipo de pagamento ao receber mensagens suspeitas pelo WhatsApp ou ligações telefônicas. Além disso, é importante não clicar em links desconhecidos enviados pelos golpistas. A orientação é buscar diretamente seus advogados para obter esclarecimentos adicionais.

O Poder Judiciário tem enfatizado que essa prática é falsa, deixando claro que não é exigido que os cidadãos realizem depósitos antecipados ou pagamentos para a liberação de precatórios e RPVs nos processos da Justiça Federal.

Redobrar a atenção

É crucial que os credores redobrem a atenção, pois os golpistas utilizam nomes reais de advogados, números de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), escritórios de advocacia legítimos, números de processos válidos e valores corretos para enganar as vítimas e obter dinheiro.

Essa situação foge completamente ao controle dos sindicatos e dos advogados! Em todos os casos, registre um boletim de ocorrência junto às autoridades de segurança e denuncie os números, ou perfis, junto às plataformas de mensagens.