Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais de esquerda inauguraram nesta quarta-feira (13/7), no Centro do Rio, o Comitê dos comitês populares de luta. O diretor da Secretaria de Estudos, Pesquisas e Políticas Públicas do Sintrasef, José Augusto, afirma que a união dos diversos sindicatos tem como objetivo eleger em outubro, no 1º turno, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil.

Dando início imediato ao diálogo, o Sintrasef enviou carta a Lula reportando o atual momento de desrespeito que os servidores estão submetidos pelo governo federal e listando algumas das reivindicações imediatas dos servidores, tais como reajuste salarial, garantia de acordos coletivos e serviço público de qualidade para a população.

Leia a íntegra da carta abaixo:

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2022.

Ofício nº 0025/2022-SADM

Carta ao Sr. Luiz Inácio Lula da Silva,

Candidato à Presidência da República do Brasil

Diante do panorama político que se encontra o nosso país, essa Entidade vem se manifestar perante V.S.as encaminhando as reivindicações do funcionalismo sem respeito e respaldo do atual Governo do Brasil. Os servidores e o serviço público, durante este período de incertezas e indignações, foram assolados com ataques constantes pelo governo, destruindo tudo que fora conquistado com muitas lutas.

Neste ínterim, vimos reforçar as demandas do funcionalismo público para suas avaliações. Ressaltamos a seguir o que urge como propostas dos servidores:

• Reajustes dos Salários do Funcionalismo (ativos/inativos/pensionistas);
  • Negociações Coletivas – ACT’S – Reposição da Data-Base;
  • ANISTIADOS – Transposição de Regime;
  • ANISTIADOS – Processos em andamento desde governo Dilma;
  • Fim dos Ataques aos Direitos dos Servidores;
  • Garantia de Serviço Público de Qualidade à População;
  • Concurso Público em alguns setores;
  • Reajuste de Auxílio Alimentação/Creche/Saúde;
  • Fim do Congelamento de Investimentos Públicos por 20 anos;
  • Reestruturação da Carreira Típica de Estado;
  • NÃO Á PRIVATIZAÇÃO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS (CBTU);
  • REGULAMENTAÇÃO DA TABELA DA PARIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DA CBTU;

Entre outros…

No aguardo de sua apreciação ao pleito dos servidores, nos despedimos com muita expectativa de êxito em nossas solicitações.

Saudações Sindicais,

Artur Cardoso Accácio dos Santos