A atualização cadastral obrigatória dos servidores públicos federais da ativa e aposentados, assim como cargo sem comissão, empregados públicos da Administração direta, autárquica, fundacional ou empresas públicas e estatais tem prazo até dia 31 de julho. Também devem atualizar o cadastro as pessoas que estiverem cedidas, afastadas, licenciadas, com contratos temporários e estagiários. A atualização é feita exclusivamente pelo aplicativo SOUGOV.BR ou pela página na internet (https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/)

Os gestores de equipes também deverão validar a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas, caso existam. A atualização anual desses dados é fundamental para o governo compreender o perfil do funcionalismo público em 2023. Os pensionistas ainda não estão obrigados a se recadastrar. No entanto, podem fazer a atualização cadastral, que serve também para o aperfeiçoamento de serviços e políticas públicas.

Durante o procedimento, os servidores preencherão uma auto declaração de cor/raça. Neste caso, será preciso indicar amarelo, branco, indígena, pardo ou preto – mesmas categorias consideradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em suas pesquisas.

A medida, implementada em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, visa ampliar as políticas públicas para a redução da desigualdade e o combate ao racismo dentro do setor público e ajudará o governo na aplicação do Decreto nº 11.443/2023 (cotas raciais no serviço público).

 

Prova de vida

 

A atualização cadastral não é a prova de vida. Isso é outra coisa. A prova de vida é um procedimento obrigatório atrelado ao pagamento de benefícios e pensões. Nesse caso, ela deve ser feita pelos servidores aposentados e pensionistas, sempre no seu mês de aniversário. (Com agências)

By Imprensa

O Sintrasefe – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro – foi fundado em 26 de setembro de 1989. Entidade sindical representativa dos servidores públicos federais da administração direta e indireta no Estado do Rio de Janeiro, o Sintrasefe tem em sua base cerca de 250 mil servidores, dos quais 35 mil estão filiados, distribuídos em cerca de 60 órgãos públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *