Com reajuste de benefícios garantido, servidores agora focam reestruturação de carreiras nas mesas de negociação

Após acordo firmado com o governo nesta quinta-feira (25/4), os representantes dos servidores federais voltaram nesta sexta-feira (26/4) ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com objetivo de cobrar a formalização do calendário de reuniões das mesas específicas e temporárias que vão discutir a reestruturação de carreiras.

O acordo firmado com o governo trouxe a atualização de valores dos benefícios do Executivo (auxílio alimentação sobe de R$ 658 para R$ 1000, creche passa de R$ 321 para R$ 484,90 e saúde suplementar vai de R$ 144,38 para R$ 215). Os novos valores serão pagos a partir de maio, retroativos na folha de junho.

Para aposentados e pensionistas apenas a atualização dos valores da saúde suplementar terá algum impacto e muito pequeno. As entidades da bancada sindical lutaram para que o processo de negociações trouxesse avanços maiores, o que não ocorreu.

Mesas de negociação

Porém, a luta não terminou. A unidade entre ativos, aposentados e pensionistas será fundamental durante o processo de negociações das mesas temporárias e específicas. Na base da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) e suas entidades filiadas, que representam 80% dos servidores do Executivo Federal, entre ativos, aposentados e pensionistas já foram instaladas as seguintes mesas temporárias e específicas:

1 – FUNAI
2 – MEIO AMBIENTE